sábado, 26 de abril de 2008

A voz do pastor: O Papa Bento XVI fala à juventude sobre o futuro!

Preparar-se para o futuro!
O âmbito no qual sois chamados a expressar o amor e a crescer nele, é a vossa preparação para o futuro que vos espera. Se sois noivos, Deus tem um projeto de amor para o vosso futuro de casal e de família e, por conseguinte é essencial que o descubrais com a ajuda da Igreja, livres do preconceito difundido de que o cristianismo, com os seus mandamentos e as suas proibições, constitua obstáculos à alegria do amor e impeça em particular de viver plenamente aquela felicidade que o homem e a mulher procuram no seu amor recíproco. O amor do homem e da mulher está na origem da família humana e o casal formado por um homem e por uma mulher tem o seu fundamento no desígnio originário de Deus (cf. Gn 2, 18-25).
Aprender a amar-se como casal é um caminho maravilhoso, que, contudo exige um tirocínio empenhativo. O período do noivado, fundamental para construir o casal, é um tempo de expectativa e de preparação, que deve ser vivido na castidade dos gestos e das palavras. Isto permite amadurecer no amor, na solicitude e nas atenções ao outro; ajuda a exercer o domínio de si, a desenvolver o respeito do outro, características do verdadeiro amor que não procura em primeiro lugar a própria satisfação nem o seu bem-estar.
Na oração comum pedi ao Senhor que guarde e incremente o vosso amor e o purifique de qualquer egoísmo. Não hesiteis em responder generosamente à chamada do Senhor, porque o matrimônio cristão é uma verdadeira e própria vocação na Igreja. De igual modo, queridos jovens e queridas jovens, estai preparados para dizer "sim", se Deus vos chamar a segui-lo pelo caminho do sacerdócio ministerial ou da vida consagrada. O vosso exemplo servirá de encorajamento para muitos outros vossos coetâneos, que estão em busca da verdadeira felicidade.
Crescer no amor todos os dias

Um comentário:

anjolima1 disse...

Ola meus irmão amados da PJ, paz e bem a todos! Acredito que uma das grandes dificuldade do jovem hoje é descobrir sua vocação, principalmente nos dia de hoje. Pois nos mesmo, leigos criamos obstáculo, junto esse chamado. Porem também devido a falta de conhecimento sobre a diversidade que existe hoje de vocação, pois os leigos só acha que existe vocação para o sacerdócio ou freira, e não é bem assim! Acredito que um assunto muito bom para ser colocado na RECOR, e esclarecido para nossa juventude da arquidiocese do São Salvador. Gostei muito do texto e principalmente da mensagem que ele traz no final da buscar da verdadeira felicidade no seu sim a chamado de Deus.