sábado, 26 de abril de 2008

O Vínculo Perfeito!

[1] Carina Cerqueira

O Amor é o vínculo perfeito, por isso podemos dizer que a Santíssima Trindade é o verdadeiro exemplo de comunidade porque é o amor que os une. Foi por amor que Deus enviou seu Filho e seu Espírito Santo, é por amor que permanecemos em Cristo. O Pai que ama envia seu Filho pela salvação e por Amor à Humanidade e quando o Filho volta para preparar-nos uma morada na casa do Pai, Deus manda o Espírito Santo.

“Nisto é que conhecemos que estamos nele e Ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito” (I Jo 4,13). Pela ação do Espírito, rogado a Deus pelo Filho, é que os ramos (nós) continuamos ligados à figueira (Cristo). Como a terra seca, não produz fruto se não for regada, também nós, jamais daríamos frutos de vida sem o dom e a graça de Deus, enviados do alto, o Espírito Santo.

“Não vos deixarei órfãos”( Jo14,18a.) Estas palavras nós trazem um certo medo diante da dúvida, mas ao mesmo tempo uma confiança na palavra de Jesus. E sua promessa não deixa de ser cumprida. Nós temos um protetor, o Espírito da Verdade que dá testemunho de Cristo. Só quem ama é capaz de ter afeto, carinho, atenção e conseguir para nós um protetor. “ Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de mim.” (Jo 15,26)

Pode parecer utopia falar em um sentimento tão desprezado. Não basta dizer que ama, é preciso que a pessoa se sinta amada. Mas diante de tantos acontecimentos que nos chocam só é possível concluir que falta amor no mundo. “O termo « amor » tornou-se hoje uma das palavras mais usadas e mesmo abusadas, à qual associamos significados completamente diferentes.” Trecho da Carta Encíclica Deus Caritas Est, do Sumo Pontífice Bento XVI.

Ouve-se muito dizer que a juventude é o futuro do país e se assim é, ela precisa assumir o eterno discipulado de Jesus. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Jo 13,35) Alguém precisa começar, dar o primeiro passo e continuar a missão, esses devem ser os marcados com o selo do Espírito Santo, os renascidos pelo Batismo. É compromisso de todo batizado fazer Jesus conhecido por todos e colocar cada pessoa diante d’Ele, isto só é possível através da observância dos mandamentos que nos instruem na prática do bem..

A juventude se vê acuada diante do mundo que não ensina o que é bom, que não dá valor à vida, que despreza o amor, a Igreja e religião. Se os que conhecem a Palavra e sabem qual o Caminho, a Verdade e a Vida cruzam os braços , os jovens continuarão sem oportunidades e não valorizando os irmãos.

É necessário, então, que o amor nos una verdadeiramente, porque a cada um o Espírito dá um dom. E para formar um mundo de irmãos a Humanidade e a Igreja precisam de seus dons unidos. “Há diversidades de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” (I Cor 12,4)

[1] Carina Cerqueira é estudante de Enfermagem da Faculdade Jorge Amado, e membro da Comunidade Jesus Estrela Guia, da Paróquia de São Sebastião, da cidade de mesmo nome.

Nenhum comentário: