sábado, 19 de abril de 2008

Jesus: Caminho, Verdade e Vida


Domingo: 20 de Abril de 2008
Evangelho: Jô 14, 1-12.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jô 14, 6)

[1] Janaína

Essa frase sintetiza tudo o que Jesus Cristo representa para a comunidade. Salvador do mundo, o Cristo ressuscitado é o caminho a verdade e a vida das pessoas que a Ele se entregam. Na verdade, quem vive para o Cristo e no Cristo vivo e ressuscitado nunca perderá seu tempo.

Jesus é o Deus da vida; não o deus da morte. O deus da morte é aquele que leva o individuo à própria destruição. Atualmente, o deus da morte encontra-se na humanidade expresso através das drogas, do álcool, da violência, da ira, da inveja, da raiva. O Deus da vida, Jesus Cristo, encontra-se no amor em que temos e partilhamos com o nosso próximo, independentemente do tipo de relacionamento (afetivo, paternal, maternal, fraternal, amigável, amoroso...).

Por estarmos conectados com o Ente Divino, é nosso dever vivermos a palavra que o Messias nos deixou. É essa palavra, expressa no texto das Sagradas Escrituras, tem que ser vivida diariamente e com muita intensidade e propriedade. Essa vivência está expressa em um dogma muito maior, consignado no seguinte mandamento: “Amar ao próximo como a ti mesmo”.

Viver em Cristo, por Cristo e para Cristo, portanto, é um ato de entrega, de resiliência, resignação, e, principalmente, abdicação. Abdicar as coisas que o deus da morte nos oferece, e reviver, renascer no Cristo Jesus. Fazendo isso, viveremos eternamente.

Sei que este não é um trabalho muito fácil, mas temos que resistir às tentações e às maledicências apresentadas pelo mundo. Cabe a nós, como bons evangelizadores, tomarmos consciência de nosso papel na sociedade e resistirmos, fazendo o mundo e a nossa vida diferente. Vale enumerar que todo trabalho é árduo, que sempre haverá obstáculos, mas temos de ser confiantes em Cristo Jesus.

Sendo assim, escolhe, pois, jovem, a vida e a vida em abundância.

[1] Janaína é da Paróquia de N. Senhora do Resgate, no Cabula, e estudante de Direito da Universidade Católica do Salvador

Nenhum comentário: