segunda-feira, 18 de agosto de 2008

DEPOIMENTO DE JOVEM SOTEROPOLINA QUE FOI AO ENCONTRO MUNDIAL DA JUVENTUDE

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi criada pelo Papa João Paulo II em 1986, após o jubileu da juventude (1984) e a celebração do ano da Juventude (1985).
Participar de uma JMJ é participar de um momento único, rico, de profunda espiritualidade, amizade, amor, troca de experiências e muita, mais muita beleza, mesmo!!! Fui apresentada a JMJ pelo Pe. Zeca (Amaralina) que participou da JMJ 2000 em Roma. Após alguns cafés e conversas nasceu em meu coração o desejo de "experenciar" este momento de comunhão com os jovens católicos do mundo inteiro... E foi então que ele me indicou o grupo Peregrinos em Cristo. Um grupo para a JMJ coordenado pelo Pe. Carmine (SP) e por Fabiana Varejão (SP). O grupo Peregrinos em Cristo é muito diversificado. Somos de São Paulo, Paraná, Goiás e Bahia. PJ, RCC, cinco sacerdotes e um seminarista. Três casais. Com peregrinos de 16 aos 60 anos. E isso favoreceu muito a troca de experiências antes mesmo de encontrarmos com o mundo que nos aguardava na Austrália!!!
Fizemos a Pré-jornada em Camberra na Paróquia Holy Spirit. O conviver com as famílias foi muito rico, tanto no sentido espiritual como cultural. Minha mãe em Camberra se chamava Sharon e eu tinha 2 irmãs lindas, Laura (7 anos) e Catie (5 anos)...O carinho e a dedicação delas preencheu meu coração e deixou muita saudade!!! Foi dificil segurar o choro na despedida... Em Sidney ficamos novamente em casas de família. Lá minha família era da Indonésia. Um casal com 2 filhas e 1 filho. As meninas também participavam da Jornada e todos os dias tinhamos muita coisa para conversar sobre as impressões, momentos, eventos e orações da Jornada...A massa de jovens de todos os cantos, levando o amor pelo seu país nas bandeiras (muitas das quais nunca tínhamos visto), os países mais castigados pela injustiça, como Timor Leste e os países africanos e os que dizem que não tem católicos, como USA nos fizeram crer que o mundo tem muitos jovens!!! E jovens que amam a Cristo e também cruzam o mundo para encontrá-lo no outro jovem...E no Papa Bento XVI!!!
Foi lindo demais ver a linguagem de amor com que os peregrinos se comunicavam!!! Sem falar a mesma língua, todos se entendiam... Não há barreiras para a comunicação quando o objetivo é o mesmo: Fazer o encontro pessoal com este Cristo sempre Jovem!!!
Voltei da Austrália mais apaixonada por Jesus e pelo seu projeto, cheia do Espirito Santo e de vontade de lutar pela construção da Civilização do amor!!! "Recebereis uma força, a do Espirito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas" (At 1,8)
Mayara Silva
Assessora Arquidiocesana da PJ
Para saber mais sobre a JMJ acesse: http://www.jmjbrasil.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Mayara, te conhecendo dá para imaginar o quão grande foi este momento para voce em especial, mas também para a juventude que voce foi representando, especialmente da nossa Arquidiocese, pois sei que o efeito multiplicador irá acontecer, e teremos então a oportunidade de beber um pouco desta graça lá recebida.
Que o desejo de ser "TESTEMUNHA DE CRISTO" esteja incendiando seu coração a cada dia.
Termino com o trecho de uma canção que diz assim:"...e que a cada dia (voce)queira mais e mais estar ao teu lado Senhor".
Parabéns! Deus a abençoe sempre.